Participação do SENAI CETIQT na Febratex 2018 prioriza conectividade dinâmica – FEBRATEX – Feira Brasileira para a Indústria Têxtil
FEBRATEX - Feira Brasileira para a Indústria TêxtilNOTÍCIASTextil Participação do SENAI CETIQT na Febratex 2018 prioriza conectividade dinâmica

Participação do SENAI CETIQT na Febratex 2018 prioriza conectividade dinâmica

Uma das principais feiras de tecnologias têxteis das Américas, a Febratex 2018 não é apenas uma geradora de bons e novos negócios, mas também uma oportunidade única para que os profissionais da cadeia têxtil e da moda possam se atualizar com conteúdo de excelência, apresentado por profissionais de renome.

Neste contexto, o SENAI CETIQT, mantendo sua tradição de pioneirismo frente aos desafios de desenvolvimento do capital humano junto à indústria têxtil e de confecção, apresenta suas soluções aos participantes da feira.

Aprender fazendo – A integração da Educação a um centro de tecnologia e inovação favorece a conexão entre teoria e prática, o que não se encontra em nenhuma outra instituição. No SENAI CETIQT, a combinação de ensino superior, escola técnica, institutos de tecnologia e de inovação faz com que represente a única instituição no país onde o aluno aprende fazendo. É essa a mensagem que a equipe do SENAI CETIQT quer transmitir aos participantes da Feira.

“Ver o SENAI CETIQT presente na maior Feira do setor, ao mesmo tempo que é um privilégio, é também algo esperado por todos os participantes. Afinal, a história do setor e a história do CETIQT se confundem. Posso dizer que compartilhamos o mesmo DNA”, destaca Sergio Motta, Diretor Executivo do SENAI CETIQT.

A infraestrutura oferecida pelo SENAI CETIQT é única na América Latina. Possui ambientes e laboratórios completos, com finalidades didáticas e de serviços tecnológicos de ponta. Suas plantas piloto reproduzem o ambiente produtivo industrial, possibilitando desenvolver projetos de inovação em processo e produto, além de promover a elaboração de ações educacionais integradas.

Na Febratex 2018 o SENAI CETIQT estará presente com uma réplica virtualizada de sua planta de Confecção 4.0 desenvolvida para facilitar a aplicabilidade dos conceitos da Indústria 4.0. Tem como principal objetivo apoiar as soluções do CETIQT para a formação do profissional do futuro. A base conceitual da planta considera: manufatura customizada e ativada pelo consumidor final, minimização de insumos, redução de custos e tempos de operação por meio de fluxo produtivo conectado em rede.

No Fórum Febratex de Informações, SENAI CETIQT estará presente na quinta-feira, dia 23 de agosto. A inscrição é gratuita e terá acesso livre até a lotação da sala. Para a participação, é necessário realizar o credenciamento prévio para a feira, através do link  http://febratex.fcem.com.br/inscricoes. Vale reforçar que o credenciamento para a Febratex 2018 não garante a participação no Fórum, que tem número limitado de vagas.

“A presença do SENAI CETIQT no Fórum Febratex de Informações, assim como na Feira,valoriza ainda mais o evento, uma vez que a instituição é referência em inovação e qualidade na formação profissional para o setor têxtil brasileiro”, declara Hélvio Roberto Pompeo Madeira, presidente do FCEM|Febratex Group, promotor e organizador da Febratex.

Confira abaixo a programação da participação do SENAI CETIQT no Fórum Febratex de Informações:

23/08/2018 (quinta-feira)

Horário: 16h00 às 16h45 Palestra:  Empoderamento das Equipes Produtivas na Confecção – Cases de Sucesso Palestrante: Luiz Cláudio de Almeida Leão, Consultor Técnico do SENAI CETIQT Resumo da palestra: O Empoderamento de Equipes consiste em proporcionar aos colaboradores da cadeia produtiva têxtil, informações e ferramentas necessárias para que eles possam assumir responsabilidades, propor soluções inovadoras e atuar com mais independência, melhorando seus resultados e sua motivação.

Horário: 17h00 às 17h45
Palestra: Como atuar na Moda Circular Palestrante: Rosenei Terezinha Zanchettpesquisadora na área de tendência de moda e comportamento de consumo e consultora em design no Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil, Vestuário SENAI/Blumenau Resumo da palestra: O tema foi preparado para impactar os empresários e profissionais da moda que desejam desenvolver, organizar e implementar a sustentabilidade e circularidade da reengenharia de produto a partir da reutilização de resíduos.

Horário: 18h00 às 18h45
Palestra: Funcionalização em Têxteis Palestrante: Adriano Passos, interlocutor da Rede Química Nacional do SENAI e participa do Comitê Setorial de Química Têxtil (CSQT) na Associação Brasileira da Industria Têxtil e Confecção (Abit) Resumo da palestra: Por meio das técnicas de funcionalização, busca-se obter produtos que respondam a estímulos externos de natureza mecânica, química, elétrica, térmica, óptica ou magnética. Neste sentido, o mercado de têxteis funcionalizados vem ganhando destaque, principalmente no que tange a obtenção de materiais com as seguintes propriedades: controle de odor, antimicrobiana, proteção contra radiação ultravioleta (UV), autolimpante, hidrofilicidade e hidrofobicidade, liberação de fármacos e cosméticos, entre outras.

Horário: 19h00 às 19h45
Palestra: Produtividade e Qualidade na Indústria 4.0
 Palestrante: Jaqueline Juenge Costa, Consultora de Empresas no IST – Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil, Vestuário e DesignResumo da palestra: Sua empresa está preparada para os desafios da indústria 4.0? Algumas etapas são necessárias para alcançar o sucesso no mercado atual, como o planejamento, conhecimento da capacidade produtiva, garantia da qualidade nos insumos, serviços e produto, a capacitação, valorização e reconhecimento da equipe. Nesse contexto é essencial incluir a tecnologia e o gerenciamento das informações em tempo real. A qualidade é vista como requisito para competitividade e não mais um diferencial entre concorrentes.

Horário: 20h00 às 20h45
Palestra: Indústria 4.0: a confecção do futuro Palestrante: Robson Marcus Wanka, Gerente de Educação do SENAI CETIQT Resumo: Tem como objetivo demonstrar como funcionará esta nova indústria, tornando possível  visualizar uma operação que está sendo implantada no setor e marcando a integração entre os espaços virtual e físico, as pessoas, os produtos, as máquinas, os softwares, os sistemas produtivos e a cadeia de fornecimento.

A programação do Fórum Febratex de Informação está sujeita a alteração sem aviso prévio. A Febratex 2018 conta com o apoio da ABIMAQ – Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos; Abit – Associação brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção; e da ABTT, Associação Brasileira de Tecnologia Têxtil, Confecção e Moda.

Credenciamento

Profissionais do setor, compradores e visitantes interessados na Febratex 2018 podem fazer o credenciamento, gratuitamente, pelo site http://febratex.fcem.com.br/inscricoes. O  credenciamento online pode ser realizado até às 23h59 do dia 19.08.2018Após esta data, será cobrado ingresso no valor de R$ 30,00, que poderá ser adquirido a partir das 14h00 do dia 21.08.18, na bilheteria da Febratex. Visitantes de edições anteriores também deverão atualizar o cadastro no site e confirmar novamente sua inscrição. É proibida a entrada de menores de 14 anos, mesmo acompanhados dos pais e/ou responsáveis.

Translate »